"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necesário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome." A natureza dá a cada época e estação algumas belezas peculiares; e da manhã até a noite, como do berço ao túmulo, nada mais é que um sucessão de mudanças tão gentis e suaves que quase não conseguimos perceber os seus progressos.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Conheça a dieta que devolveu as curvas de Penélope Cruz


  . Foto: Getty Images
Penélope Cruz fez a Dieta Dukan após gravidez
Foto: Getty Images

Mesmo sendo uma celebridade, Penélope Cruz também sofreu para recuperar as curvas depois de dar à luz a seu filho em janeiro. Para voltar à boa forma, segundo a revista espanhola Telva, a atriz lançou mão de uma nova dieta, que se tornou febre entre as europeias: a Dieta Dukan.
Criada pelo médico Pierre Dukan, a dieta promete a perda de peso por meio de um choque de proteínas, combinada de um planejamento alimentar que evita o efeito sanfona, mesmo consumindo alimentos que gosta. O sucesso, segundo Dukan explicou ao jornal britânico Daily Mail, deve-se ao fato de termos nascido com um número determinado de células adiposas e, quanto mais células possuímos, maiores as chances de engordar. Quando a dieta é ruim, além de engordarmos, as nossas células adiposas também aumentam de tamanho. Se este processo continua, elas entram em hipertrofia, alcançando o limite de sua elasticidade. Em momentos críticos, cada célula de gordura acaba se dividindo em duas células-filhas, dobrando a capacidade do organismo de armazenar gordura e, embora seja possível reduzir o tamanho das células adiposas "mãe", as células-filhas jamais retornam para sua origem.
A Dieta Dukan
Ela já faz sucesso na França há dez anos e provou que consegue ajudar tanto os obesos quanto aqueles que precisam perder apenas alguns quilinhos. O início se dá com uma fase de ataque, onde só é permitido comer proteínas, como carnes, peixes, ovos etc. É preciso passar apenas um dia nesta fase ou, no máximo, dez dias se a quantidade de peso a perder for muito grande. É possível perder até três quilos em cinco dias nesta fase.
Todavia, alguns desconfortos poderão surgir neste primeiro momento, como boca seca ¿ sinal de que se está perdendo peso, que pode ser melhorada ingerindo mais água - e intestino preso. A pessoa pode ingerir o quanto quiser de frango, peru (nada de pato ou ganso), carne de vaca, peixes gordurosos, siri, ostras, laticínios sem gordura e adoçantes. Além disso, deve-se evitar óleo e manteiga, deve-se ingerir 1,5 litros de água diariamente, caminhar pelo menos 20 minutos e ingerir 1 e ½ colher (sopa) de aveia por dia.
A segunda fase é cruzada e deve-se alternar dias exclusivos para proteínas e outros combinados entre proteínas e vegetais à vontade. Tubérculos como batata e cenoura são liberados, mas devem ser consumidos com moderação. Em uma semana, é esperado que se perca 1kg, aumentando a quantidade gradativa de aveia ingerida e também dez minutos a mais de exercícios.
A terceira fase é a da consolidação, na qual, além da dieta cruzada, adiciona-se pedaços de fruta ou duas fatias de pão às refeições diárias, duas porções de massa ou risoto por semana e duas "porções de comemoração", na qual pode-se ingerir o que quiser uma vez por semana. Para cada quilo perdido nas etapas anteriores, deve-se permanecer nesta por cinco dias.
Finalmente, a última fase é da estabilização, na qual pode-se comer o que quiser, com moderação, seguindo apenas uma regra: toda quinta-feira é dia exclusivo de proteínas - para sempre

0 comentários:

Postar um comentário