"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necesário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome." A natureza dá a cada época e estação algumas belezas peculiares; e da manhã até a noite, como do berço ao túmulo, nada mais é que um sucessão de mudanças tão gentis e suaves que quase não conseguimos perceber os seus progressos.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Granola engorda ou emagrece?


granola e seus benefícios
Muitos perguntam se a granola engorda ou emagrece, mas isso depende do seu uso.
A especialista Nathália Guedes esclarece: "A granola pode ser utilizada numa dieta de emagrecimento sim
Mas a quantidade deve ser adequada para cada tipo de dieta", explica. Afinal, nenhum alimento faz ninguém emagrecer sozinho. É fundamental incluir a granola em uma dieta equilibrada, mais a prática de exercícios físicos.
A granola é um composto de cereais torrados que fornece a maioria dos nutrientes necessários para o nosso organismo.
Mas a nutricionista recomenda analisar os produtos, já que atualmente existem muitos tipos de granola à venda no mercado, com cacau, mel, passas, por exemplo.
Para uma dieta saudável, o ideal segundo ela é que a granola não contenha muito açúcar nem contenha mel. Ao contrário, é bom escolher as que têm mais fibras, por exemplo, que atuam no bom funcionamento do intestino. "Hoje em dia se encontra produtos com chocolate, mel, ingredientes que fazem engordar", explica.
Mas a granola é indicada, se consumida em pequenas quantidades - pois afinal ela contém calorias, e quanto menos comsumi-las, melhor. "As pessoas que utilizam devem ficar atentas aos rótulos por exemplo: 1/2 xícara de chá de granola ou 40 gramas tem 135 Kcal, o que pode ser considerado alto, mas possui 3,8 gramas de fibras", indica.
A granola tem seus efeitos na saúde: pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, controlar a glicemia (bom para diabetes), aumentar a sensação de saciedade e auxiliar na digestão, além de ter funções antioxidades. Isso tudo porque suas propriedades nutricionais são extensas: vitaminas A, B1, B2, B6, B12, vitamina C, ácido fólico, proteínas e minerais, como o zinco.
"É muito interessante usar a granola por exemplo com frutas, uvas secas e iogurte", aconselha Nathália. Utilizada de forma correta pode ser incluída no cardápio de todos.



0 comentários:

Postar um comentário